Um esboço de Escola Pública nas Páginas do Jornal

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Um esboço de Escola Pública nas Páginas do Jornal

Autor: Jorge Alves de Oliveira

Formato: 14 x 21 cm

Nº de páginas: 136

Sinopse: O título acima retrata o que é o novo livro de Jorge Alves de Oliveira, impresso e distribuído pela Editora In House sob a direção de Márcio Martelli. O autor é professor de filosofia na rede estadual de educação paulista é doutorando em educação na Uninove - SP

A tese central assenta-se no entendimento de que a escola é pública quando possibilita a seus assistidos a apropriação do conhecimento – algo público enquanto construção humana ao longo de toda a história – promovendo a emancipação dos mesmos e o surgimento de ações pró-justiça social reafirmando a dignidade das pessoas. Escola pública porque trata de temas e atua sobre/com os novos – crianças, adolescentes e jovens – a partir de temas que são comuns a todos.
Neste sentido o livro contempla as modalidades de escola cuja administração é municipal, estadual ou federal, mas sinaliza, também, para as escolas cuja adminsitração é privada. Esta última modalidade de escola pode ser ‘pública’ ao se colocar como instituição de formação para tratar daquilo tudo que é comum a todos.
O leitor, portanto, irá encontrar neste livro trinta e sete textos que foram originalmente publicados na coluna ‘Opinião’ do Jornal de Jundiaí Regional, Jundiaí – SP. Estes textos estão agrupados em seis tópicos, a saber: Tópico 1 – A dimensão do conhecimento. Tópico 2 – O acesso ao conhecimento via a escola e a educação escolar. Tópico 3 – O ‘fazer da escola’ e a educação escolar. Tópico 4 – A Educação escolar e a ‘aposta pedagógica’. Tópico 5 – Educação escolar pública para vida pública. Tópico 6 – Educação escolar pública para o respeito à diversidade.
Por fim, para além de partillhar afirmações e posicionamentos “Um esboço de escola pública nas páginas de jornal” deseja promover reflexões sobre a escola e a educação escolar pública. Neste sentido ele se destina aos profissionais da educação que atendem os novos de todas as idades, aos gestores, aos graduandos de todas as áreas, em particular, aos estudantes que se preparam nas inúmeras licenciaturas ou pós-graduação em educação, bem como, a todos que direta ou indiretamente interagem com as unidades escolares.

Jorge Alves de Oliveira
Outubro de 2015

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